Natividade, Michelle Regina daSilveira, Sandy Tusset daNatividade, Michelle Regina da2022-12-132022-12-132022-12-29https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28562Essa pesquisa tem como objetivo Analisar o Papel do Supervisor de Estágio Não Obrigatório para o Desenvolvimento Profissional, na Percepção de Acadêmicos do Curso de Psicologia. Para isso foram introduzidas as legislações de estágio, a prática de estágio, a caracterização sobre desenvolvimento profissional e a função do supervisor de estágio, segundo a literatura. Essa pesquisa classifica-se como objetivo exploratório, qualitativa, estudo de caso e corte transversal. A coleta de dados foi feita a partir de entrevistas semiestruturadas com cinco acadêmicas com matrícula ativa no curso de Psicologia, que estudam na Região Metropolitana da Grande Florianópolis e que estejam ou tenham tido vínculo com estágio não obrigatório, por um período igual ou maior que 6 meses, nos últimos 3 anos que antecedem a coleta de dados. Os resultados coletados foram analisados a partir da análise de conteúdo, sendo organizados em: desenvolvimento profissional, atuação do supervisor, facilitadores e dificultadores da prática de estágio, apresentando o papel do supervisor relacionado, principalmente: ao acompanhamento das demandas e atividades do estagiário; ao aprendizado e aprimoramento em competências técnicas para a área; a vivência e experiência no mercado de trabalho e; a conexão entre o conhecimento teórico e prático da Psicologia e atuação profissional. De modo geral, foi possível analisar o papel do supervisor como sujeito ativo para o desenvolvimento profissional das entrevistadas, de modo que sua atuação impacta tanto de forma positiva, ao lançar o estagiário para os desafios e aprendizados da prática profissional, tanto como um fator dificultador para o aprendizado e aprimoramento de competências.28ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEstágio não obrigatórioDesenvolvimento profissionalAcadêmicos de PsicologiaSupervisão de estágioO papel do supervisor de estágio não obrigatório no desenvolvimento profissional, na percepção de acadêmicos do curso de psicologiaArtigo Científico