Aguiar, Elizabet Ferreira deLuiz, Diane Cardoso Mota2020-12-142021-07-302020-12-142021-07-302020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14940Desenvolver e disponibilizar recursos de acessibilidade para inclusão de estudantes com deficiência visual no âmbito escolar, através do uso da TA é uma maneira concreta de transpor as barreiras causadas pela deficiência. A presente pesquisa é resultado de um estudo realizado na Especialização em Inovação na Educação e visa responder a seguinte questão norteadora: Qual a importância da formação continuada sobre o uso da TA para docentes que atuam com estudantes com deficiência visual? Como objetivo geral possibilitar aos professores que atuam com estudantes com deficiência visual, conhecimentos sobre o uso da TA e sua funcionalidade como recurso capaz de potencializar o processo de ensino aprendizagem de modo a atender as especificidades da deficiência. Para alcançar os objetivos propostos a presente pesquisa baseou-se nos estudos de vários autores como: Freire, (2001), Mantoan (2006-2010), Galvão (2009) Nóvoa (2009) entre outros. A presente pesquisa quanto aos seus objetivos pode ser caracterizada como descritiva de abordagem qualitativa e como procedimento para coleta de dados a pesquisa-ação. Como população escolheu-se uma escola de campo localizada no extremo sul de Santa Catarina no bairro de Sanga da Toca II, pertencente ao município de Araranguá.Escolheu-se uma mostra intencional simples,composta por (01) gestora (01) Assistente de Educação (01) Assistente Técnica Pedagógica (05) professores dos anos iniciais e (10) professores dos anos finais, totalizando 18 envolvidos. Durante a sistematização dos resultados, os sujeitos pesquisados foram identificados por meio de letras, substituindo o nome, a fim de que pudesse ser mantido o sigilo. Como instrumento para coletas de dados, optou-se pela aplicação de uma proposta de intervenção, com a finalidade de possibilitar aos professores que atuam com estudantes com deficiência visual, conhecimentos sobre TA e sua funcionalidade como recurso pedagógico capaz de potencializar o processo de ensino aprendizagem de modo a atender as especificidades da deficiência, que aconteceu pela plataforma Met, durante quatro horas. Para realização da intervenção, a gestora assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Depois de devidamente autorizado, foi enviado um questionário aos professores pelo Google forms, e combinando um prazo para a devolução. A pesquisa evidenciou que é preciso investir mais, principalmente na formação inicial, contemplando mais conhecimentos no campo da educação inclusiva para que o professor vivencie a experiência de atuar com este público, durante a formação.Trouxe possibilidades educacionais, através do uso da TA para utilizar no espaço presencial e virtual e nas várias situações de ensino e aprendizagem. Refletiu com os professores sobre suas práticas e como melhorá-las no dia a dia, no planejamento de suas atividades,inserindo a TA como forma de personalização das ações de ensino e aprendizagem que atendam os estudantes com deficiência visual.27 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilTecnologia AssistivaFormação docenteEstudante com deficiência visualTecnologia Assistiva: Desafios e possibilidades para a Inclusão Educacional dos estudantes com deficiência VisualArtigo Científico