MALISKA, Maurício EugênioFAGUNDES, Eduarda Gabriely AlmeidaOLIVEIRA, Karine Mourão2023-12-112023-12-112023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/37791Este artigo aborda a repercussão da Síndrome de Burnout na vida dos docentes, sendo que é caracterizada por uma junção de esgotamento crônico, comportamento, emoções e atitudes negativas na relação do individuo com suas condições do trabalho. Nesse contexto, o estudo analisa como os aspectos relacionados à falta de reconhecimento, sobrecarga de trabalho, pressão por resultados e a insuficiência do apoio emocional e psicológico colaboram para o adoecimento dos docentes. Portanto, o estudo analisa as repercussões da síndrome de burnout no profissional docente do ensino fundamental da rede municipal de São José-SC, sendo uma pesquisa qualitativa de caso único de um professor diagnosticado com Síndrome de Burnout, usando o modelo de entrevista semiestruturada, onde foi utilizado a técnica de captação de participantes bola de neve e a entrevista foi transcrita e categorizada de acordo com a teoria de Olabuénaga (1999). Diante disso, foi constatado através dos dados coletados que a falta de tempo, estresse e a falta de uma rede de apoio pelo Estado influenciaram para o desenvolvimento da Síndrome de Burnout, evidenciando a necessidade de políticas de valorização e suporte profissional, e a difusão da busca por ajuda profissional e de um ambiente de trabalho saudável.This article addresses the repercussions of Burnout Syndrome on the lives of elementary school teachers in the municipal network of São José-SC, a condition characterized by a combination of symptoms such as chronic exhaustion, negative behaviors, emotions, and attitudes in the individual's relationship with their work conditions. Through the semi-structured interview model, the research is presented as a qualitative single-case study, which, using the snowball participant recruitment technique, was transcribed and categorized according to Olabuénaga's theory (1999). The interviewee is a teacher diagnosed with Burnout Syndrome after years of work, whose account provided an analysis of aspects related to the lack of recognition, workload overload, pressure for results, and insufficient emotional and psychological support from the public authorities that contribute to the illness of these professionals. The account also highlighted that, in addition to the need for policies of valorization and professional support, the lack of professional help and a healthy work environment are also contributing factors to the onset of the disease among education professionals in the mentioned municipality.24ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilsíndrome de burnoutprofessoreducaçãoburnout syndrometeachingeducationRepercussões da síndrome de burnout no profissional docente do ensino fundamental do município de São José-SCArtigo Científico