BORBA, LUANABALBINOTTI, JANAINA2022-07-132022-07-132022-06-22https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24735Resumo Introdução: A paralisia cerebral (PC) descreve um grupo de afecções permanentes, é secundária a lesões cerebrais ou disfunções do sistema nervoso central (SNC),ocorrendo alterações da postura, equilíbrio, movimento e tônus, e podendo ocasionar limitações na funcionalidade da criança. Entre as abordagens interventivas o treino locomotor com suporte parcial de peso proporciona habilidades motoras em gerais. Objetivo: Revisar a literatura publicada nos últimos 10 anos sobre os efeitos do treinamento locomotor com suporte parcial de peso na função motora grossa, equilíbrio, marcha e funcionalidade de crianças e adolescentes com PC. Métodos: A busca por ensaios clínicos publicados nos últimos 10 anos, foi realizada em bases de dados eletrônicas. Foram selecionados estudos com pacientes com diagnóstico de PC submetidos ao treino locomotor na fisioterapia com suporte parcial de peso corporal. Resultados e conclusão: Nesta revisão foram analisados 5 estudos, todos estudos demonstraram eficácia do treino locomotor com suporte de peso parcial em esteira e no solo nos pacientes com PC, principalmente na função motora grossa e nos parâmetros da marcha. Devido ao número limitado de estudos, apesar de resultados promissores, deve-se ter cautela ao afirmar a eficácia do treino locomotor com suporte de peso parcial em crianças com PC. São necessários mais estudos para identificar seus efeitos a longo prazo, a fim de estabelecer parâmetros eficazes. Palavras-chave: Paralisia cerebral, Treino locomotor, Marcha, Suporte parcial de peso, Esteira.45 FptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilPARALISIA CEREBRALTREINO LOCOMOTORMARCHASUPORTE PARCIAL DE PESOESTEIRAO efeito do treinamento locomotor com suporte parcial de peso na função motora grossa, equilíbrio, marcha e funcionalidade de crianças e adolescentes com paralisia cerebral: uma revisão de literaturaTHE EFFECT OF PARTIAL WEIGHT SUPPORT LOCOMOTOR TRAINING ON GROSS MOTOR FUNCTION, BALANCE, GAIT AND FUNCTIONALITY OF CHILDREN AND ADOLESCENTS WITH CEREBRAL PALSY: A LITERATURE REVIEW.Artigo Científico