RAUEN, Fábio JoséVANDRESEN,, Ana Sueli Ribeiro2024-05-102024-05-102005-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/42243Neste estudo: descrevem-se e explicam-se os processos de compreensão do poema O barro, de Paulo Leminski, por estudantes do Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento para professores de 1ª a 4ª séries, das Faculdades São Judas Tadeu de Pinhais (PR), ofertado em Fartura (SP); e avalia-se a capacidade descritiva e explanatória da Teoria da Relevância para o tratamento dos processos ostensivo-inferenciais na interpretação de textos poéticos. A análise do poema, com base nos conceitos de forma lógica, explicatura e implicatura de Sperber e Wilson (1986, 1995) e Carston (1988) gerou critérios de avaliação das interpretações: a atribuição de referência aos itens lexicais: ‘barro’ e ‘você’; a recuperação, por meio da forma lógica dos seus dois enunciados, da oposição e da relação paradoxal entre eles. Os resultados apontaram que: a) houve uma diversificação de referentes ao item lexical ‘barro’ nas trinta interpretações analisadas, sobressaindo-se, entre outras, a interpretação de que barro remete a alunos e a concepção de educando como tabula rasa; b) dentre as vinte interpretações que recuperaram a relação adversativa, apenas onze interpretações recuperaram a relação de contradição implícita do poema; c) a Teoria da Relevância permitiu adequação descritiva e explanatória tanto nos casos de interpretações bem ou mal sucedidas.120ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilCogniçãoCompreensãoTexto poéticoPragmáticaTeoria da RelevânciaInterpretações do poema o barro, de Paulo Leminski, por docentes do ensino fundamental: análise com base na teoria da relevânciaDissertação