Silveira, Anderson daRodrigues, Maria Antonia Acunha2021-12-202021-12-202021-12-14https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20362o presente estudo tem como objetivo geral caracterizar a percepção dos professores do ensino fundamental sobre a inteligência emocional, a partir das contribuições de Daniel Goleman. Sendo os objetivos específicos: a) descrever como os professores percebem a expressão de sentimentos dos alunos; b) descrever o nível de conhecimento que os professores possuem sobre a inteligência emocional; e c) comparar o conceito de inteligência emocional evocado pelos professores com a discussão teórica sobre o tema. Método: para a realização do estudo foram realizadas entrevistas semiestruturadas de forma online com sete professores. A análise dos dados consistiu em análise de conteúdo conforme as orientações de Bardin (2011). Resultados e Discussão: Apesar de terem dificuldade em definir o que uma emoção e do pouco conhecimento sobre inteligência emocional, os professores afirmaram que as emoções podem influenciar no desempenho acadêmico dos alunos. O contexto de pandemia da COVID-19 interferiu nos resultados da pesquisa, pois os professores destacaram os impactos da pandemia nas relações afetivas dentro da escola e no comprometimento que o contexto pandêmico trouxe para os alunos com relação aos estudos. Na fala dos entrevistados, por meio do comportamento em sala é possível perceber emoções como felicidade, tristeza e ansiedade, bem como os impactos de questões sociais, familiares e do período pandêmico na vida escolar dos alunos. Foi enfatizado pelos participantes a falta de estudo sobre as questões emocionais na graduação e no decorrer do exercício da docência. Considerações Finais: Espera-se que os resultados do estudo possam contribuir com subsídios para a atividade de formação docente e para escolas do ensino fundamental ao demonstrar o conhecimento que os professores da rede municipal de Palhoça - SC têm sobre a inteligência emocional. A presente pesquisa também traz elementos que contribuem com a discussão sobre a obtenção de comportamentos e competências que possibilitam a consciência e o manejo adequado de emoções e capacidade de empatia das crianças.26 f.ptPsicologia EducacionalInteligência emocionalFormação DocenteA percepção de professores do ensino fundamental do município de palhoça-sc sobre a inteligência emocional dos alunosArtigo Científico