Yared, YalinGonçalves, Josilaine2022-12-082022-12-082022-11-28https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27910A pesquisa surgiu das inquietações acerca das demandas de produções sobre a interface entre Neurociência e Educação. Para compreender criticamente o que está sendo produzido dentro dessas duas áreas do conhecimento, buscamos desvelar quais estão sendo as contribuições para o ensino e aprendizagem para pessoas com deficiência, particularmente, dificuldades de aprendizagem específicas. Assim, objetivamos identificar as interfaces presentes nas produções que articulam as áreas da Neurociência e da Educação, com vistas à contribuição em processos de ensino e aprendizagem, entre os anos de 2011 e 2021. O paradigma orientador da pesquisa é o materialismo histórico-dialético, que utiliza o método dialético de análise da realidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou o Estado da Arte para análise de quatro livros comerciais. Foi possível desvelar um esboço do crescimento das produções que correlacionam as duas áreas, no entanto analisando as obras comerciais, foi possível observar as lacunas ainda existentes entre os profissionais do campo da Neurociência e da Educação, isto é, ausência efetiva de comunicação entre estas áreas do conhecimento. Faz-se necessário promover uma verdadeira ponte de trocas, intensificando o diálogo e a comunicação de conhecimentos entre Neurociência e Educação, para que possamos transformar a perspectiva da Educação Inclusiva.63 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilNeurociência e educaçãoEnsino e aprendizagemEstado da arteEducação inclusivaEstado da Arte sobre Neurociência e Educação: levantamento dos produtos dos últimos 20 anosState of the Art on Neuroscience and Education: survey of products from the last 20 yearsArtigo Científico