LOURENÇO, RobsonMARTINS, Laura Maria Derosa2024-01-152024-01-152023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/40465Este artigo apresenta um processo de ensino-aprendizagem em dança e busca debater a relação da vulnerabilidade social de adolescentes com as danças urbanas. A disciplina foi aplicada no Instituto Cristão de Ensino e Cultura (InCec) na Vila Mariana, São Paulo. Apresenta a cultura hip-hop através do ensino de danças urbanas, integrando aulas práticas e teóricas, quando discute sobre procedimentos que podem desenvolver a sociabilidade através do estudo do movimento e da relação com o outro, promovendo a autopercepção, o desenvolvimento pessoal e coletivo. A pesquisa explora também a relevância da abordagem somática, refletindo sobre e apoiando-se nos pensamentos de Klauss Vianna (2018), Jussara Miller (2007) e Cora Lazlo (2018).13ptAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilDançaAbordagens somáticasHip hopDanças urbanasAdolescentesA relação da vulnerabilidade social com as danças urbanas para adolescentesThe relationship of social vulnerability with urban dances for adolescentsArtigo Científico