Ribeiro dos Santos Andrade, ClaudianaSANTOS FERREIRA, MAICONBIRNE DA SILVA, WALLISONSILVA SANTANA, MARIA VITÓRIA2021-12-142021-12-142021-12-14https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19064O presente artigo traz discussões a respeito da influência de jogos e brinquedos culturais na coordenação motora fina e global, para a Educação Física essa temática tem um grande peso, pois a mesma prioriza o desenvolvimento como um todo (corpo e mente), respeitando a biodiversidade, singularidade e particularidade de cada indivíduo. Todavia, é sabido que fatores intrínsecos e extrínsecos influência no desenvolvimento humano. O artigo traz por objetivo os desafios na inclusão de jogos e brinquedos culturais nas aulas de Educação Física escolar, aliado a visão do professor, o que seria viável para tornar o ambiente mais agradável, e quais ferramentas o auxiliaria durante o decorrer da aula. Tem por metodologia a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo sobre questões referentes ao desenvolvimento da Educação e Educação Física no Brasil. Entendemos que esta pesquisa auxilia na compreensão básica dos educadores, mediante a importância e a necessidade dessa metodologia de ensino.20ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilCoordenação motoraCulturaLudicidadeInfluência de jogos e brinquedos na coordenação motora fina e global: o que é viável e praticável na educação física escolarArtigo Científico