Freitas, Rodrigo RodriguesUliano, Rafaela Beckhauser2024-04-232024-04-232024-04https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/42059A sexualidade é um tema rodeado de tabus, dúvidas e estereótipos. E conseguir trabalhar com o tema sexualidade de forma intencional nas escolas foi e ainda é um desafio de muitos professores e professoras. Nos últimos anos, o Brasil enfrenta um fortalecimento de movimentos fundamentalistas e ultraconservadores que buscam reprimir os direitos conquistados neste campo ao longo da história. Entretanto, em 2020 foi elaborado um documento que busca expandir os aprendizados promovidos pela formação geral e que, talvez, vislumbre metodologias ativas em interface com a promoção de um pensamento crítico, bem como, que proporcione processos de Educação Sexual sob o paradigma da emancipação no Território Catarinense: o Portfólio das Trilhas de aprofundamento da Base Curricular do Território Catarinense do Ensino Médio (CBTCem). Diante desse contexto, esse estudo objetivou investigar como a sexualidade e a Educação Sexual são abordadas, particularmente na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias no CBTCem – Caderno 3, Portfólio de Trilhas de Aprofundamento. Trata-se de uma pesquisa pautada no materialismo histórico- dialético, realizada numa perspectiva exploratória de análise documental e de conteúdo. A análise seguiu os passos da técnica de análise temática pautada em Bardin (2016). Os indicadores foram elaborados a partir das vertentes pedagógicas cunhadas por Nunes (1996) somados aos indicadores descritos por Machado (2022). Como resultado foi possível registrar que há o predomínio dos indicadores da vertente pedagógica de Educação Sexual Dialética e Política. O que aponta que nas quatro Trilhas de Aprofundamento da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias exploradas por este estudo, sustentam oportunidades legais para se desenvolver processos intencionais de Educação Sexual emancipatória.93ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEducação Sexual Emancipatória. Ciências da Natureza. Currículo Base do Território Catarinense. Trilhas de Aprofundamento.A DIMENSÃO SEXUALIDADE E O NOVO ENSINO MÉDIO: ESTUDO EXPLORATÓRIO NO CADERNO 03 DO CURRÍCULO BASE DO TERRITÓRIO CATARINENSEDissertação