Alves, Fabíola Fernanda PatrocínioCunha, Aline Vasconcelos daSantana, Fernando SouzaBrito, Rodrigo Gonçalves2023-03-062023-03-062022-12-09https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/32400Este artigo resulta de um estudo teórico, cujo objetivo foi compreender as implicações do brincar livre, na perspectiva de Emilie Pikler, para o desenvolvimento de crianças no contexto da educação infantil. Foi utilizada como proposta metodológica a pesquisa bibliográfica, priorizando-se discussões relacionadas à abordagem em que a criança é colocada no centro do seu processo de aprendizagem. Assim, os principais descritores foram: brincar livre, educação infantil e Emilie Pikler, a partir de bases científicas como: Scielo e Pepsic. Também foi analisado o conteúdo de três importantes livros sobre o tema. As principais discussões sugerem que o brincar livre é de suma importância e traz ganhos indispensáveis para as crianças. Portanto, tendo em vista que não existem muitos estudos que abordam essa vertente, este trabalho apresenta relevância na área da Psicologia, por destacar, a partir de análise crítica, o quanto o brincar livre contribui para o desenvolvimento infantil, ressaltando-se os aspectos cognitivo, motor e social.29ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilBrincar livreEducação infantilEmmi Pikler (1902-1984)PsicologiaO brincar livre, na perspectiva de Emile Pikler, para o desenvolvimento de crianças na educação infantilFree play, from the perspective of Emile Pikler, for the development of children in early early educationArtigo Científico