DARÉ, PatriciaCOUTO, Marina2024-03-062024-03-062022-06-21https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41672O presente estudo buscou conhecer a percepção dos professores sobre a atuação dos profissionais de saúde na escola Waldorf, a fim de investigar a aproximação prática da noção em saúde e atuação dessas equipes. Participaram da pesquisa sete professores, de três escolas Waldorf, que contavam com profissionais de saúde. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, gravadas e posteriormente transcritas e analisadas a partir da técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados foram separados nas categorias: 3.1 Segurança na escola: uma estratégia de saúde pública, 3.2 O inter-relacionamento entre saúde e educação, 3.3 Uma parceria que fomenta inclusão social e 3.3.1 Inclusão dentro da Escola Waldorf. Concluiu-se que a presença dos profissionais de saúde é reconhecida com grande valia pelos professores, com desdobramentos positivos para a comunidade educativa, ou seja, professores e alunos, resultando também na inclusão social. Novos estudos são incentivados para maior compreensão do tema.17 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilSaúde escolarEducação WaldorfPromoção de saúdeAtuação multidisciplinar em saúde na escola Waldorf: a percepção dos professoresMultidisciplinary health care in Waldorf school: teacher's perceptionArtigo Científico