Rabelo, GalvãoPaes, Larissa2022-11-212022-11-212022-11-29https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26504O presente trabalho tem como objetivo apresentar um breve histórico do modelo de gestão prisional até situar ao atual, bem como fazer alguns apontamentos referentes a sua eficiência que em determinadas vertentes dentro da esfera penal que pode dificultar e até mesmo impedir o indivíduo de se reintegrar na sociedade; o que de forma não intencional contribui para o desenvolvimento de um ambiente similar a uma escola do crime, e não de ressocialização. Haja visto que, o sistema penitenciário surgiu para cercear a liberdade daquele que infringisse as normas sociais legalmente dispostas em forma de lei, para que pudesse refletir acerca dos seus feitos, e automaticamente ser penalizado de acordo com a gravidade de seu delito. Há uma falha em ambos os lados, pois o governo disponibiliza do ambiente, segurança, alimentação, sanitários, educação, trabalho, uniforme, saúde, entre outros, para que durante o tempo da pena o detento possa ter suas necessidades básicas disponibilizadas e supridas. Por outro lado, o preso tem o livre arbítrio de escolher usufruir deste ambiente para que possa ser uma pessoa diferente da que adentrou o recinto prisional, ou, usar disso como um suporte para se destacar na vida do crime.19 f.ptAtribuição 3.0 BrasilSistema penitenciárioRessocializaçãoIntegraçãoCrimeEducaçãoSistema penitenciário: dualidade entre reintegração do indivíduo e escola do crimePenitentiary system: duality between individual reintegration and crime schoolArtigo Científico