LOBO, Vanessa Monteiro BizzoREIS, Mariana Torres dosBATISTA , Victória Ribeiro2024-01-092024-01-092023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/39977Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, o Transtorno de Personalidade Antissocial (TPAS) geralmente vem precedido de comportamentos e condutas iniciadas antes dos 18 anos, levantando a relevância de estudos e intervenções no contexto de crianças e adolescentes que já apresentam comportamentos disfuncionais. O presente estudo tem como principal objetivo compreender como as condutas antissociais se desenvolvem em crianças e adolescentes, identificando as possíveis intervenções. Para tanto, conceitua-se o Transtorno de Personalidade Antissocial e o desenvolvimento de transtornos disruptivos na infância e adolescência, focando no Transtorno de Opositivo Desafiador e Transtorno de Conduta, que podem preceder o diagnóstico do TPAS. Além disso, discorre-se sobre as possíveis causas deste transtornos, ambientais e genéticas, além dos estudos mais recentes que defendem as causas multifatoriais. Por fim, também é apresentado as possíveis intervenções dentro das principais abordagens psicoterapêuticas. Mesmo com a falta de estudos que comprovem as causas e um tratamento assertivo, a psicologia apresenta ferramentas de intervenção que têm demonstrado sua assertividade, principalmente quando trabalhadas a partir do diagnóstico precoce destes transtornos. Este trabalho teve uma revisão bibliográfica narrativa de caráter exploratório e abordagem qualitativa.34ptAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilPsicopatiaTranstorno de Personalidade Antissocial.Transtorno Opositivo DesafiadorTranstorno de CondutaDesenvolvimento do transtorno de personalidade antissocial: intervenção em crianças e adolescentesDevelopment of antisocial personality disorder: intervention for children and adolescentsMonografia