Silva, Aryane CarolineAraújo, Ana CarolinaAssis, GabrielaSouza, LaisNicolau, LuizaLacerda, Suellen2023-07-032023-07-032023-06-13https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/34689Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta a interação social, habilidades de comunicação verbal e não verbal, interesses restritos e comportamentos repetitivos. Embora a prevalência do TEA no Brasil ainda seja incerta, estima-se que cerca de 4,84 milhões de pessoas tenham sido diagnosticadas com essa condição. A fisioterapia pode desempenhar um papel essencial no desenvolvimento de crianças com TEA, ajudando a promover habilidades motoras e cognitivas mais avançadas, além de melhorar a coordenação, equilíbrio, concentração, estimulação sensorial e interação social por meio de atividades lúdicas, como brinquedos educativo, jogos interativos e músicas. Objetivo: englobar as principais abordagens usadas no tratamento fisioterapêutico demonstrando a sua relevância no desenvolvimento de crianças e adolescentes diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Resultados: Foram encontrados 1.607 artigos mediante a busca na base de dados do PubMed. Entretanto 1.600 artigos foram excluídos pois não atendiam os critérios de inclusão. Foi utilizado um total de 7 estudos. Conclusão: Por meio da análise de sete artigos, esta revisão concluiu que a fisioterapia e a atividade física podem trazer inúmeros benefícios no desenvolvimento de crianças com TEA, ajudando a melhorar as habilidades de comunicação, desenvolvimento motor, cognitivo e social, proficiência em habilidades motoras e função executiva, coordenação motora, equilíbrio, comportamentos adaptativos e saúde geral. Além disso, a fisioterapia também pode auxiliar na redução de alterações comportamentais, melhorar a saúde metabólica e o sono, além de melhorar aspectos globais relacionados ao TEA.7 f.ptautismodesenvolvimentocriançafunçãofisioterapiaEfeitos da abordagem fisioterapêutica no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro AutistaEffects of the physioyherapy approach on the development of children with Autism Spectrum DisorderArtigo Científico