Teles Rodrigues, LucasSoares Lemos, MariannaTeixeira de Souza, MarcelaTeixeira Moreira, NatáliaSantos Carolina Mendes, PaulaTeles Rodrigues, Lucas2022-07-042022-07-042022-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24176Embora a saúde seja um direito de todos, conforme a Constituição de 1988, a barreira linguística prejudica o acesso aos serviços de saúde das pessoas com deficiência auditiva. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua oficial da comunidade surda brasileira, no entanto o domínio desta forma de comunicação, não é uma aptidão geral entre os dentistas. Compreendendo esse cenário com o objetivo de otimizar e qualificar o contato entre profissional e paciente, foram elaborados em parceria com um profissional de Fonoaudiologia fluente em Libras, panfletos explicativos e um vídeo em Libras com os principais sinais usados durante o atendimento odontológico. O material desenvolvido foi disponibilizado na clínica de atendimento odontológico para pessoas com deficiência de um Centro Universitário do município de Belo Horizonte/MG, sensibilizando discentes e docentes sobre a importância da odontologia inclusiva, acessível e mais humanizada. Considerando que a comunicação entre surdos e profissionais de maneira geral é um grande desafio, buscar alternativas que possibilitem a acessibilidade é muito importante. Espera-se que com estes materiais fornecidos, os pacientes surdos sintam-se seguros e, sobretudo acolhidos, para realizarem tratamentos odontológicos com a certeza de que serão compreendidos.8ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAssistência Odontológica para Pessoas com Deficiências.Pessoas com Deficiência AuditivaSaúde BucalAcessibilidade. Línguas de SinaisAtendimento odontológico acessível à pessoa com deficiência auditiva: relato de experiênciaAccessible dental care for people with hearing impairments: experience reportArtigo Científico