Schlickmann, Maria Sirlene PereiraCorrêa, Diandra Costa2020-12-142021-07-302020-12-142021-07-302020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14946O presente artigo tem como objetivo compreender o processo de desenvolvimento da alfabetização e letramento dos alunos, das turmas de primeiro ano do ensino fundamental de forma lúdica. Faz-se uma reflexão sobre como a gamificação pode auxiliar nesse processo de alfabetização das crianças. Para atender o objetivo proposto, foi utilizada uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, de natureza básica. A análise foi feita por meio de uma abordagem dialética com base no referencial teórico. Serviram para esse referencial: Soares (1998), Vygotsky (1991), Ferreiro (2001, 2003), Freire (1982), Proposta Curricular de Santa Catarina (2014), entre outros. Também, foram apresentadas algumas sugestões de jogos, no sentido de contribuir, para o trabalho de professores alfabetizadores. A partir da análise empreendida neste artigo, verificou-se que o jogo é um recurso que contribui com o processo de alfabetização e letramento, e, por meio das sugestões aqui apresentadas, os jogos são recursos lúdicos, que envolvem o aluno, dando-lhe a oportunidade de aprender de maneira significativa e atrativa. Ainda, ressalta-se que, embora haja avanços nos estudos sobre alfabetização e letramento, é imprescindível que se atente para esses processos, levando em consideração as tecnologias digitais/os jogos digitais (ou não) e o desenvolvimento da autonomia do aluno, de modo a promover o seu aprendizado, sem perder se vista as práticas discursivas de leitura e escrita e sua função social.22 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilAlfabetização e letramentoGamificaçãoJogosFunção social da escrita e da leituraA contribuição da gamificação no processo de alfabetização e letramento de crianças do primeiro ano do ensino fundamental: reflexões e possibilidades.Artigo Científico