Simiano, Luciane PandiniRodrigues, Josiane Murillo2022-11-112022-11-112022https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26323Esta pesquisa tem como objetivo analisar o que contam as documentações pedagógicas sobre a organização do espaço para a leitura literária para e com os bebês na creche. Além disso, como objetivos específicos, elencamos: identificar como se dá a organização do espaço para a ampliação da leitura literária com bebês na creche; verificar os momentos de interação dos bebês com os livros literários na creche; compreender quais metodologias são utilizadas pelos professores para o trabalho da leitura literária com as crianças bem pequenas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, por meio da análise documental, investiga duas documentações pedagógicas, elaboradas por uma professora e uma coordenadora pedagógica de uma creche da rede Pública de Ensino do Município de Imbituba. O estudo está pautado no diálogo com os diferentes autores, entre eles: Gonçalves (2019), Rios (2009), Guimarães (2011), Simiano (2010), Faria (2016), Debus (2006), Debus e Furtado (2017) e Abramovich (2004). Por meio da análise das documentações pedagógicas, foi possível constatar que é de extrema importância que sejam pensados e organizados espaços para os momentos de leitura literária com os bebês na creche para potencializar a apropriação da cultura da qual fazem parte. Evidenciamos, ainda, o quanto é importante disponibilizar materiais diversificados de leitura para os bebês para ampliar seu repertório e a importância do professor como organizador do cotidiano com os bebês.22 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilLeitura LiteráriaEducação InfantilBebêsOs Bebês e os Livros: a organização do tempo e do espaço para leitura literária na crecheArtigo Científico