Siebert, SilvaniaSouza, Maria Eduarda MonteiroSilveira, Brenda Cristine Barcellos2020-12-172021-08-042020-12-172021-08-042020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16737No presente trabalho analisamos a campanha Somos Todos Uma Natureza Só da marca Natura, iniciando com a antropologia do termo consumo, sua historicidade e sua relação com a ciência da Publicidade e Propaganda. Problematizamos o consumismo e os caminhos que a sociedade de consumo percorreu até o século XXI, onde o consumo responsável e a sustentabilidade estão cada vez mais presentes no dia a dia do consumidor e das marcas. Esclarecemos que as pautas sociais, ambientais e econômicas emergentes, unidos as forças da internet, abriram espaço para motivar as mudanças do comportamento do consumidor e das marcas. Desmistificamos o termo sustentabilidade, não limitando o seu conceito somente a base ambiental, mas sim, englobando com a base social e econômica, o que classificamos como tripé da sustentabilidade. Analisamos as transformações através de pesquisas e evidências atuais que a pandemia do vírus Covid-19 causou nas marcas e no consumidor no ano de 2020, sendo esta mais uma motivação para a transformação das novas formas de consumir e produzir. Observamos no ambiente comercial como a ética, a responsabilidade social, a transparência e a sustentabilidade, hoje são fatores indispensáveis na comunicação da marca e sua credibilidade perante a sociedade, através de observações feitas da marca ZARA e iFood. Concluímos esta monografia com uma análise, da marca Natura, observando a campanha de 20 anos da linha Ekos, intitulada “Somos Todos Uma Natureza Só”, que ajuda educar o consumidor sobre a necessidade de preferir consumir produtos sustentáveis e por fim, exploramos se a marca atinge os conceitos éticos, transparentes e sustentáveis, através das evidências publicitárias encontradas nas peças da campanha online.88pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil1. Sustentabilidade 2. Comportamento do consumidor 3. Natura 4. Linha Ekos 5.O consumo sustentável no século XXI e as relações de consumo frente a sustentabilidade: uma análise da campanha “somos todos uma natureza só” da natura EkosMonografia