Neckel, Nádia Régiada Silva Corrêa, Everton Rogério2023-10-052023-10-052022-12-21https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/36903Discussões e pesquisas sobre temáticas que envolvem subjetividades negras no território brasileiro têm conquistado espaço nas universidades e na sociedade em geral, não sem dolorosas lutas ou dívidas históricas, entre avanços e retrocessos. Desde 2016, quando da implementação de um governo golpista, as políticas públicas voltadas aos direitos de populações negras, indígenas, mulheres e LGBTQIA+ estão sendo deixadas a sua própria sorte, quando não atacadas, violentadas e mortas por quem deveria proteger. Pensar a situação de negros e negras nesse país é tarefa hercúlea. A partir da compreensão deste cenário sócio-histórico é que pensamos este trabalho, que tem como objetivo geral mobilizar a produção de sujeitos e sentidos na musicalidade de César Passarinho. Tendo como objetivos específicos tensionar os sentidos de/sobre o nome César Passarinho. Considerando que César Passarinho era um homem negro periférico de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Para trabalhar esses possíveis sentidos produzidos em torno do nome desse artista, colocamos em relação diferentes depoimentos (testemunhos no sentido discursivo) sobre o cantor e recortes poéticos de três músicas de seu repertório. Na filiação materialista-discursiva que se produz nosso gesto de leitura, os processos de nomeação determinam a posição sujeito cantor-negro- no Rio Grande do Sul dos anos 1970/1980.Uma posição-sujeito constituída por esquecimentos e apagamentos histórico-sociais. Este trabalho busca contribuir com a discussão relativa à posição social do sujeito negro em terras gaúchas, da mesma forma que investiga os modos das tomadas de posição de tais sujeitos discursivamente.143 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilCésar PassarinhoVozMusicalidadesujeito-negroDiscursoCésar Passarinho, Musicalidade Produzindo Sentidos.Tese