SANTANA, Leonardo BarretoNASCIMENTO, Pollyana dos santos doESCALACE, SamanttaHORSTT, Talita Manuela PitzROSAT, Thayná Aleixo Santa2024-06-272024-06-272024-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/43697A trajetória histórica da dislexia destaca sua complexidade e multidisciplinaridade, desde suas primeiras descrições até os avanços atuais em genética e neurociência. Atualmente, a dislexia é categorizada como um transtorno de aprendizagem, afetando a decodificação de palavras e a compreensão da mensagem. Nesse sentido, a falta de compreensão e diagnóstico adequado pode levar a consequências negativas na aprendizagem e no bem-estar emocional dos alunos. Como a dislexia se trata de um transtorno neurobiológico que afeta a aquisição e o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e ortografia, ela impacta significativamente a aprendizagem e o bem-estar emocional de indivíduos atravessados pelo transtorno. Ao explorar as consequências da dislexia no ambiente escolar, esta pesquisa visa contribuir para o desenvolvimento de estratégias eficazes de intervenção. Desta forma, este estudo propõe uma análise dos impactos do diagnóstico de dislexia na infância no ambiente escolar, visando subsidiar educadores, profissionais de saúde e gestores escolares na implementação de políticas educacionais mais inclusivas. A revisão bibliográfica realizada baseou-se em diversas fontes, destacando a importância da pesquisa qualitativa para compreender profundamente as questões relacionadas à dislexia e à educação inclusiva. Palavras-chave: Dislexia, transtorno neurobiológico, transtorno de aprendizagem, educação inclusiva, impacto escolar, suporte familiar.19ptAttribution-NoDerivs 3.0 Brazildislexiatranstorno neurobiológicotranstorno de aprendizagemeducação inclusivaimpacto escolarsuporte familiarDislexia : Uma revisão sobre os reflexos socioemocionais e inclusão escolarDyslexia: A review of socio-emotional reflexes and school inclusionMonografia