Trevisol, Daisson JoséBuzin, Aline Trombeta2021-07-012021-07-012021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13769Introdução: A obesidade é uma doença crônica que é caracterizada pelo excesso de peso corporal, resultante do balanço energético positivo, ou seja, pelo demasiado consumo de calorias. Além disso, é uma doença multifatorial que pode estar relacionada a hipertensão, diabetes, depressão e baixo nível de escolaridade. Na fase escolar, a criança está fazendo uma reserva de gordura para passar para a próxima fase que é a adolescência. Em excesso aumento de peso, com uma alimentação da forma errada, e sem a prática de atividade física adequada a criança pode ter maior pré-disposição a obesidade. Por isso, nesta fase é importante a educação nutricional, para que ela possa escolher de forma correta seus alimentos. O objetivo foi verificar a prevalência e fatores relacionados a obesidade infantil em escolas públicas e privadas de um município do Sul de Santa Catarina. Metodologia: Foi desenvolvido um estudo epidemiológico do tipo transversal, descritivo e quantitativo. O estudo foi realizado em uma escola privada e duas escolas públicas na cidade de Tubarão. A população do estudo diz respeito aos estudantes de 9 a 12 anos de ambos os sexos matriculados nas escolas descritas. As coletas de dados foram realizadas através de questionários específicos que contemplem a caracterização da população, bem como seus hábitos de alimentação, peso, atividade física. Resultados: O estudo encontrou maior percentual de sobrepeso e obesidade em crianças de escola pública em relação a escola privada. Conclusão: Conclui-se que o sobrepeso e obesidade associado a escola pública pode estar relacionada ao menor nível socioeconômico.30 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilObesidade pediátricaEstudantesObesidadeSobrepesoPrevalência de obesidade em crianças do ensino fundamental: comparação entre escolas públicas e privadasPrevalence of obesity in elementary school children: comparison between public and private schoolsArtigo Científico