Lira, Paulo Vitor SanchesVale, Rafael de SouzaAguiar, Gustavo Freire PastorelliMaciel, Ana CarolinaAraújo, Gustavo Henrique deHevia, João Victor2021-12-062021-12-062021-12-01https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/18063O artigo apresenta o histórico no mundo dos automóveis elétricos, mostrando o Brasil como um país retrógrado e dependente dos combustíveis fósseis, sendo assim, o artigo apresenta uma possível fomentação do crescimento de um polo renovável no setor automobilístico, elencando o potencial que o Brasil tem para alcançar energias renováveis voltadas para a ideia de sustentabilidade. Observando as características que o mercado brasileiro tem, tais como, renda das famílias, consumo, financiamento, compra e venda de veículos e até mesmo campanhas, sendo público ou privado, há desafios para desenvolver este tipo de veículo dentro do mercado brasileiro. Nota-se que o carro elétrico é, em média, 3 vezes mais caro que um carro a gasolina, podendo haver desafios, dependendo da região, de achar mecânica especializada para um determinado carro sustentável. Além disso, a autonomia de um carro elétrico é em média de 400 km, não conseguindo percorrer longos percursos pelo fato de não ter postos de carregamentos acessíveis em todas as regiões do Brasil. Diante dessas características citadas, o trabalho desenvolve uma projeção de vendas de carros sustentáveis caso haja uma sustentação pública e privada para o impulsionamento deste setor.42 f.ptAtribuição 3.0 BrasilSustentabilidadeSetor AutomobilísticoDesenvolvimentoBrasilDesenvolvimento do setor automobilístico sustentável no BrasilDevelopment of the sustainable automobilistic sector in BrazilMonografia