Vieira de Campos, Antônio CarlosScipioni, Henrique Reimers2022-12-062022-12-062022-11-29https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27378A presente pesquisa teve como objetivo geral demonstrar o número de acidentes aeronáuticos ocorridos em aviões de pequeno porte homologados no Brasil nos últimos 10 anos. Foi realizada uma pesquisa exploratória, a qual procura conhecer as características de um fenômeno para procurar explicações das causas e consequências de dito fenômeno com ajuda de procedimento bibliográfico e documental por meio de artigos, reportagens, regulamentos e leis. A abordagem utilizada foi qualitativa que como objetivo buscar e compreender um fenômeno em seu ambiente natural, onde ocorrem e do qual faz parte. A análise dos dados foi feita por meio de gráficos e quadros, analisados de acordo com a fundamentação teórica. Com a ajuda do Painel SIPAER vamos categorizar e entender o que os últimos 10 anos de acidentes nos dizem em relação aos aviões de pequeno porte homologados. Construindo um conhecimento embasado em dados para poder desmitificar o consenso sobre o número de acidentes em pequenos aviões. A investigação de um acidente aéreo por si só, embora não busque responsabilizar os culpados, ela procura evitar que outros acidentes semelhantes ocorram. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que hoje temos como menor índice de ocorrências, nesta ultima década, os bimotores turboélices em primeiro lugar; e de menor índice de acidentes com fatalidades temos os bimotores com motorização a pistão.31 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAviões homologadosAviões levesAcidentes AeronáuticosAviões de pequeno porteAviões homologados leves: o que dizem os últimos 10 anos de estatísticas de acidentes no BrasilMonografia