Goulart, Mariléia MendesGordo, Vanessa Souza2022-11-222022-11-222021-11-19https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26542O presente artigo tem como tema a contação de história no 4° e 5° ano do ensino fundamental. O objetivo geral da pesquisa é conhecer quais as estratégias metodológicas para a contação de história no 4° e 5° ano do ensino fundamental, tendo como objetivos específicos: identificar se a literatura faz parte do planejamento dos professores, verificar a forma que a literatura é disponibilizada para a turma, verificar se ocorre e com qual frequência a contação de história nas turmas de 4° e 5° anos. A coleta de dados efetivou-se por meio da aplicação de um questionário com 5 (cinco) professoras da rede estadual e municipal de ensino, do Município de Tubarão, em Santa Catarina, de forma presencial e virtual. As análises foram sustentadas pelos seguintes autores: Carvalho e Baroukh (2018), Barros e Gomes (2008), Candido (2011), Silveira, Debus e Azevedo (2018), Domingues e Debus (2019), Freire (2017), Formiga, Inácio e Barbosa (2015), Petit (2010), Trajano (2014), Zilberman (2008), entre outros. Os resultados mostram que é necessário ampliar as estratégias de contação de história nas escolas, uma vez que estas permitem melhorar a leitura e escrita dos estudantes e ampliar a criatividade e imaginação.27 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilContação de históriaLiteratura infanto-juvenilMetodologiasContação de história nos 4° e 5 ° anos do ensino fundamentalArtigo Científico