Piva, AdrianaCardoso, Débora HelenaGuimarâes, Liandra de SouzaParreiras, Mariana Fernanda MeiraPereira, Carla Aparecida Miranda2021-07-132021-07-132021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14390O objetivo geral desta pesquisa é analisar os desafios e as estratégias de alfabetização na idade certa encontrados por professoras alfabetizadoras de Betim, particularmente neste período de pandemia, de acordo com o determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com propósito de alfabetizar todas as crianças até o segundo ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário com cinco professoras tanto da rede pública quanto da privada, atuantes do 2° ano dos anos iniciais, por meio de um formulário virtual o Google Forms, composto por nove perguntas, em que as cincos professoras detalharam como tem se dado o processo de alfabetização e como ele está durante a pandemia do Covid 19. As experiências compartilhadas pelas docentes demostram como estão se planejando e organizando para aplicar as práticas de alfabetização e quais os desafios encontrados. Tudo isso pode contribuir para aprimorar estratégias de acordo com o contexto em que estamos enfrentando e reinventar a forma em que podemos utilizar metodologias pedagógicas como ferramenta facilitadora36 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAlfabetizaçãoCovid-19Métodos de alfabetizaçãoPolíticas públicas de alfabetizaçãoAlfabetização na Idade CertaReflexões sobre as práticas de alfabetizaçãoMonografia