Bastos, VivianeMartins, Taissa2021-12-202021-12-202021-11-30https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20323O Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade - TDAH é um transtorno de neurodesenvolvimento que altera a atenção, hiperatividade e impulsividade. Normalmente, sujeitos com este transtorno apresentam dificuldades na aquisição, aplicação ou retenção de habilidades ainda na infâncias, além de disfunções na atenção, memória, percepção, linguagem e até mesmo interações no meio social. No entanto, no que diz respeito ao TDAH adulto, ainda há muitas dúvidas em relação ao diagnóstico. O objetivo geral deste trabalho é analisar as implicações psicológicas do diagnóstico do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade na fase adulta. E como objetivos específicos identificar se o diagnóstico do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade identificado somente na fase adulta é considerado tardio a partir da literatura pesquisada, identificar as dificuldades da realização do diagnóstico de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade na fase adulta e identificar a importância do diagnóstico transtorno do déficit de atenção e hiperatividade na fase adulta. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, visando descobrir mais a respeito de como se dar as implicações do diagnóstico de Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em adultos. Este estudo busca maior familiaridade com a temática apresentada, por meio da pesquisa bibliográfica. O diagnóstico é considerado tardio por parte dos autores analisados, no entanto há autores que discordam disso, pois entendem que possa existir um TDAH adulto que só manifesta sinais quando o sujeito já se encontra na fase adulta. No que diz respeito as dificuldades de realizar o diagnóstico, cinco dos dez autores utilizados falam diretamente sobre sua complexidade e os outros cinco falam indiretamente sobre a realização do diagnóstico. Dentre estas dificuldades, há o manual utilizado como critério de avaliação sendo atualizado com critérios mais abrangentes em 2013, comorbidades que podem estar associadas ao TDAH e terem sintomas parecidos com o mesmo, e profissionais da saúde com pouco treinamento para um diagnóstico adequado. Quanto a importância atribuída ao diagnóstico, os autores analisados mostram que a maioria percebe ser diagnosticado como algo positivo, mesmo que isso possa alterar suas percepções sobre si. Se faz necessário a existência de mais estudos a respeito do TDAH adulto e como ele se desenvolve nessa fase, além de mais artigos que demonstrem como a percepção do psicólogo para com o sujeito com TDAH diagnosticado na fase adulta pode auxiliá-lo a assimilar que o transtorno pode fazer parte dele, mas não o definir.31ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilTDAH AdultoTranstorno de déficit de atenção e hiperatividadeDiagnósticoDificuldades do diagnósticoImportância do diagnósticoAs implicações psicológicas e a importância atribuídas ao diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em adultosThe psychological implications and importance attributed to the attention deficit hyperactivity disorder diagnosis in adultsArtigo Científico