Garcia, Cléo MarcusNunes, Sergio Tadeu2020-06-102020-12-022020-06-102020-12-022020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11840Single pilot operations are relevant when it comes to pilot-related crashes. According to data collected by CENIPA (Center for Research and Prevention of Aeronautical Accidents), it is noticeable that the human factor is a high reason for the occurrence of these serious incidents, due to the difficulty that the management operation presents. The present study seeks to analyze all the factors influencing the flight safety of this segment, presenting the various tools that are imposed in SRM training. Demonstrating the most critical flight phases and what barriers are presented to mitigate them. Exposing SRM as an option to be applied in single-pilot operations to improve and ensure that the "human factor" in aviation is the smallest contributor to accident-related statistics.As operações single pilot (um piloto apenas) são relevantes quando se fala em acidentes relacionados com voo de apenas um piloto. Conforme dados coletados pelo CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), é perceptível que o fator humano é um alto motivo para a ocorrência desses incidentes graves, pela dificuldade que a operação do gerenciamento apresenta. O presente estudo busca analisar todos os fatores que influenciam na segurança de voo deste segmento, apresentando as diversas ferramentas que são impostas no treinamento de SRM. Demonstrando as fases mais críticas do voo e quais as barreiras são apresentadas para mitigá-los. Expondo o SRM como opção a ser aplicado em operações com apenas um piloto, para aperfeiçoar e assegurar que o “fator humano’’ na aviação, seja o menor contribuinte em estatísticas referentes a causas de acidentes.44 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilSinglepilotFator humanoGerenciamentoSegurança de vooSRMCENIPAAviaçãoFatores humanos na operação aérea single-piloto: "apenas um piloto" na aviação geral brasileiraMonografia