TORRES, Priscila TomasiCOTTA, Lucas DiegoOLIVEIRA, Guilherme Henrique SantosREIS, Francielly Regina Fernandes dos2024-07-012024-07-012024-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/43934O artigo tem como objetivo conhecer e compreender sobre o processo de classificação da esquizofrenia ao longo da história. Além de analisar as influências dos paradigmas historicamente estabelecidos na formulação da classificação da esquizofrenia, bem como explorar as várias abordagens e perspectivas que impactaram na compreensão do diagnóstico e investigar as transformações nos modelos de cuidado no tratamento da esquizofrenia ao longo das últimas duas décadas, utilizando como metodologia da revisão narrativa e aplicação do mapeamento sistemático, sendo uma forma de pesquisa baseada em evidência, em prol de criar argumentos e conexões para a geração de novas hipóteses com publicações dos últimos cinco anos, considerando representativa produção mais recente e alcançar pesquisas conduzidas acerca do tema em questão. No intuito de reconhecer a complexidade da esquizofrenia e a importância do multiprofissionalismo, promovendo um tratamento mais justo e humanizado. A pesquisa revelou que a esquizofrenia é influenciada por fatores históricos, sociais e científicos. Portanto, uma compreensão completa, desde a classificação até o tratamento, demandou uma abordagem multifacetada que vai além de um simples manual de diagnóstico.24ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilesquizofreniaperspectivas teóricas e metodológicaspsicologiaA psicologia no estudo da classificação patológica da esquizofrenia, história e contemporaneidadePsychology in the study of the pathological classification of schizophrenia, history and contemporary timesArtigo Científico