de Carvalho Azevedo Anache, MarceloCarneiro da Silva, Stella2022-09-202022-09-202022-06-13https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25839O principal objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a Teoria Neoclássica do Consumidor e a Economia Comportamental. Para esse fim, a pesquisa abordou primeiramente o comportamento dos agentes econômicos pelo pressuposto do homem racional que possui informações perfeitas e completas, é movido por interesses pessoais e possui claro entendimento sobre suas preferências. Em seguida, foi investigado o comportamento dos consumidores de acordo com os princípios da racionalidade limitada. Evidenciou-se que os indivíduos nem sempre tomam as melhores decisões econômicas, pois podem ser influenciados por múltiplos aspectos culturais, sociais e psicológicos. Dessa forma, ainda que o modelo tradicional seja fundamental para o estudo da microeconomia, a teoria neoclássica sozinha não consegue explicar as falhas cognitivas e as condutas impulsivas verificadas em alguns casos. Nesse sentido, a economia comportamental tem como propósito integrar importantes conceitos da psicologia com as contribuições dos autores neoclássicos para fornecer uma base mais realista sobre o comportamento dos consumidores.43 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilTeoria Neoclássica do ConsumidorEconomia ComportamentalRacionalidade limitadaEconomia comportamental e teoria neoclássica: análise do comportamento dos agentes econômicosMonografia