Silveira, Anderson daRoden, Isadora Aparecida2022-12-132022-12-132022-12-02https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28498Esta pesquisa objetivou analisar o processo de inclusão escolar de crianças com deficiência, a partir de saberes, vivências e práticas de pais e professores. O estudo caracteriza-se por ser qualitativo, descritivo, com delineamento do tipo levantamento com amostra não-probabilística e o desenho é transversal. Foram entrevistados 4 participantes, sendo 2 professores e 2 mães, ambos residentes do Estado de Santa Catarina. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas de forma online por meio do sistema de webconferência Zoom. A transcrição das entrevistas ocorreu por meio do programa Transkriptor. Após a transcrição, os dados coletados foram submetidos a análise de conteúdo. Os resultados obtidos a partir das entrevistas com os participantes indicaram que (1) as práticas para efetivação da inclusão escolar de crianças com deficiência são percebidas como insatisfatórias pelos participantes; (2) a formação inicial dos docentes apresenta lacunas em relação a educação inclusiva; (3) a ação conjunta entre família e escola é fundamental para efetivação da inclusão escolar; (4) encontram-se barreiras de acessibilidade (instrumentais, metodológicas etc.) que dificultam o acesso pleno do estudante a educação e a aprendizagem; (5) e o afeto preponderante frente as vivências do participantes foi a frustração. Enfatiza-se a importância de investimento na formação docente a fim de prepará-los para ensinar a diversidade humana na sala de aula enquanto grupo heterogêneo.39 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilInclusão escolarPsicologia sócio-históricaTeoria da subjetividadeO processo de inclusão escolar a partir de saberes, vivências e práticas de pais e professoresArtigo Científico