Ribeiro Alves, AdrieleDos santos, Ane Rose2021-08-242021-08-242021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17363Por meio de análises feitas em diversas obras por diferentes autores, o presente artigo tem por finalidade abordar inúmeros aspectos que norteiam o referido tema apresentando o histórico sobre a educação inclusiva, as dificuldades enfrentadas pelos estudantes com deficiência e como o uso das tecnologias assistivas podem ajudá-los no processo de aprendizagem. De acordo com a constituição federal de 1988, Art.205 a educação é um direito de todos, e isso leva em consideração a qualidade do ensino regular para pessoas com deficiência. No entanto, a legislação não garante a qualidade do ensino e tampouco a permanência desses alunos no ambiente escolar, visto que, muitos deles enfrentam dificuldades neste espaço de forma negável. Desse modo, o ambiente escolar é permeado pelas diferenças entre os estudantes, e são essas diferenças que os caracterizam como um ser único, singular e social, ou seja, cada um possui suas particularidades e história de vida e estas devem ser respeitada e nada melhor do que o espaço escolar para discutir as perspectivas de inclusão no ensino e colocar em prática o fazer pedagógico de forma que garanta não só a permanência, mas proporcione acesso de igualdade em todas as situações, integre-o de maneira que permita interagir com os demais e etc., pois a escola para todos é aquela permeada pelo respeito às diferenças que se apresenta ao sujeito.11 FolhasptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducação InclusivaTecnologias AssistivasEstudantes com DeficiênciaEducação inclusiva: as dificuldades enfrentadas na unidade regular de ensino e o uso das tecnologias assistivas no contexto educacional para estudantes com deficiênciaArtigo Científico