KLEIN, PerciSIQUEIRA, Helen SampaioDUARTE, Giovanna TzeciukHOLZ, Nicole Lilian2023-12-012023-12-012023-11https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/37276Este trabalho é fruto de uma revisão crítico-sistemática da literatura, que teve como objetivo a análise da intervenção precoce no desenvolvimento e na vida adulta de indivíduos diagnosticados com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A pesquisa se concentra na interseção entre práticas educacionais e de saúde, explorando como estratégias interdisciplinares podem moldar o curso de vida desses indivíduos. A revisão da literatura examina a eficácia de intervenções precoces, destacando intervenções educacionais, terapêuticas e médicas. Abordagens pedagógicas específicas e programas de suporte são analisados em relação aos resultados a longo prazo no funcionamento acadêmico e social. Além disso, são explorados os desafios e benefícios da colaboração interdisciplinar entre profissionais de educação e saúde no manejo do TDAH. Os resultados apresentam insights sobre o impacto da intervenção precoce no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, acadêmicas e adaptativas, influenciando positivamente a trajetória de vida na idade adulta. Aspectos como autoestima, relações interpessoais e desempenho profissional são considerados, destacando a importância de abordagens integradas para promover resultados mais abrangentes. Este estudo contribui para a compreensão de como a intervenção precoce pode moldar o curso de vida de indivíduos com neurodivergência e destaca a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para otimizar os resultados a longo prazo. As implicações práticas dessas descobertas são discutidas em termos de orientações para profissionais de saúde e educação, visando melhorar a qualidade de vida e a inclusão social desses na sociedade.23ptDesenvolvimento socioemocionalDiagnósticoDSM-5Transtornos de aprendizagemOs impactos da intervenção precoce na vida adulta de pessoas com transtornos do desenvolvimento infantil - déficit de atenção com hiperatividadeThe impacts of early intervention on the adult life of people with childhood developmental disorder - attention deficit with hyperactivityArtigo Científico