AFONSO, Caroline GanzertSANTOS, Fabielle Poliana2022-12-162022-12-162022-12-15https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29500A monografia em questão apresenta como objetivo principal a construção teórica e prática, compreendendo o âmbito, mercado e a escassez de espaços relacionados a prática dos esportes eletrônicos. Mais especificamente busca realizar embasamento para desenvolvimento de um projeto arquitetônico de um Centro de treinamento de e-sports com centro de eventos com enfoque na população de baixa renda no município de Curitiba-PR. O local compreende a oferta de diversos serviços, relacionados a lazer, eventos, convivência e também possui integração comunitária no âmbito de ensino com suas comunidades mais próximas, trazendo didáticas ligadas aos esportes eletrônicos ou a tecnologia. Tal integração por meio dos e-sports já acontece em alguns locais e tem tido bom aproveitamento com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, tornando-se uma forte ferramenta de resgate social. Ademais através das análises realizadas aos estudos de caso de quatro vertentes divergentes foi possível realizar conclusões comparativas para melhor entendimento da tipologia e diferentes formas de abordagem da mesma em escalas distintas, os estudos basearam-se em uma estrutura regional, nacional e mundial, tendo também juntamente a eles um projeto de estudo. A monografia conta também com referencial histórico, análise do mercado relacionado à prática dos e-sports, catalogação da escassez de espaços relacionados a prática e a capacidade de integração do esporte como forma de transformação social. Além disto, também foram elencadas as diretrizes principais para elaboração do projeto, sendo elas o programa de necessidade e organograma/fluxograma que tem como finalidade guiar futuras decisões projetuais, e a análise ao terreno base para a elaboração do projeto, levando em consideração fatores relacionados ao entorno e o impacto da edificação na região. Sendo assim a pesquisa teve como finalidade o compreendimento de conceitos essenciais para a composição de um Centro de treinamento para e-sports com centro de eventos que atenda as precariedades do cenário em Curitiba-PR e região metropolitana e as necessidades das comunidades próximas a edificação, salientando a importância da arquitetura e esporte na transformação socioeconômica.84ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEsportes eletrônicosEnsinoIntegração comunitáriaTransformação socioeconômicaCentro de Treinamento para E-sports com centro de eventos - Arena LegendsMonografia