Borges, Maciel RodriguesJesus, Maria Eduarda Félix de; Pires, Yasmin Calaça de Oliveira2022-08-032022-08-032022-06-24https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25404Esse artigo busca compreender a importância da educação financeira, entender como as pessoas lidam com suas finanças pessoais e a prática do planejamento financeiro, como isso intervém na tomada de decisão consciente, além de compreender como os alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da instituição Una-Santa Cruz lidaram com suas finanças no momento da pandemia da COVID-19. Foi levantado um estudo bibliográfico a fim de compreender os conceitos acerca do tema para que houvesse embasamento suficiente para obter resultados apropriados e feito a aplicação de um questionário contendo 14 questões fechadas para o total de 39 discentes correspondendo a 35,77% do total matriculado no período letivo 2022.1, trazendo uma amostragem homogênea de diferentes perfis como idade, sexo e renda desses estudantes. Os resultados mostram que 100% dos alunos pesquisados, consideram muito importante ter conhecimento financeiro básico; destes, 33,3% obtiveram conhecimento financeiro em casa e outros 28,2% com a experiência do dia a dia. A maioria se sente seguro ou razoavelmente seguro para gerenciar seu dinheiro. Com isso, para o enfrentamento da Covid-19, 76,9% optaram por redução de gastos, e 59% tinham reservas de dinheiro para emergência, 30,8% tiveram endividamento, mas controlaram e 35,9% seguem tranquilos, fazendo-nos concluir que apesar de existir inadimplência, a situação está sendo contornada.22ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducação financeiraFinanças pessoaisCovid-19Finanças pessoais: uma análise do perfil financeiro dos alunos do curso de Ciências Contábeis e Administração da Instituição Una- Santa Cruz ao longo da pandemia da COVID-19Artigo Científico