Flores, Giovanna BenedettoBocchese, Pedro Augusto2019-06-242020-11-262019-06-242020-11-262019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3172Em um ambiente em que as relações estão sendo baseadas na internet, tanto no que tange à busca por conhecimento como nos processos de colaboração e relações humanas, as empresas estão utilizando mecanismos de busca para criar um novo universo de interesses. Para Ruiz (2010, p.16), “somos desafiados a selecionar e atribuir significação àquilo que identificamos como pertinente a nosso universo de interesses”. O objetivo geral desta pesquisa é analisar discursivamente a possível existência do processo de individuação a partir do conceito do Filtro Invisível no buscador Google versão Hummingbird, ou seja, até onde estamos submetidos a concordar com as formas de funcionamento dos buscadores que utilizamos. O Filtro Invisível foi um conceito apresentado no TED (acrônimo de Technology, Entertainment, Design; em português: Tecnologia, Entretenimento, Design) por Eli Pariser. O autor trouxe uma reflexão a respeito da forma que os algoritmos criados pelos buscadores e redes sociais retornam registros. Para ele, o processo de personalizar o indivíduo, gerado por esses mecanismos de busca faz com que as pessoas não tenham ciência do que não está retornado, e sim, que estejam sujeitas ao efeito de que tudo aquilo que está visível é o que existe. Esta pesquisa tem como sustentação teórica a Análise do Discurso, produzindo desse modo, gestos de interpretação e tendo como dispositivo teórico/analítico as noções de arquivo, formação discursiva, memória discursiva e metálica e o processo de individuação. Os principais autores utilizados nesta pesquisa são Pêcheux, Courtine, Foucault, Indursky e Orlandi.185 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilIndividuaçãoFiltro invisívelAnálise do discursoGoogleHumminbirdBuscador google hummingbird: análise discursiva do processo de individuação a partir do conceito do filtro invisívelTese