Prazeres, LaraGonçalves, Luana LopesFernandes, Nara Rosani Cardoso2023-07-062023-07-062023-06-16https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/35197O presente estudo analisou as práticas pedagógicas inclusivas para estudantes imigrantes. Assim, tem-se como objetivos específicos: identificar e descrever as práticas pedagógicas inclusivas adotadas pela gestão escolar para estudantes imigrantes; identificar e descrever as práticas pedagógicas realizadas pelos docentes para inclusão dos estudantes imigrantes; e analisar os dados levantados em cada categoria da pesquisa. Como problema de pesquisa trouxemos: Quais são as práticas pedagógicas inclusivas para estudantes imigrantes da Escola Municipal de Educação Básica João Paulo I (CAIC)? Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi realizada na Escola Municipal de Educação Básica João Paulo I (CAIC), no município de Tubarão – Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com pesquisa de campo. O questionário foi aplicado presencialmente, constituído de 11 questões, sendo 5 questões direcionadas à diretora da escola e 6 questões direcionadas à professora. A pesquisa baseou-se em autores como Cavalcanti (2017), Oliveira (2017), Gadotti (1994), bem como dados da Polícia Federal e legislação vigente no país. Após a pesquisa realizada, observou-se que a escola em questão não tem práticas pedagógicas inclusivas para estudantes imigrantes e a professora justifica a ausência das práticas pedagógicas pelo fato de ter a possibilidade de os estudantes imigrantes se sentirem excluídos com a aplicação das mesmas. Palavras-chave: Práticas pedagógicas inclusivas. Estudantes imigrantes. Escola.43 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilPráticas pedagógicas inclusivasEstudantes imigrantesEscolaAnálise sobre práticas pedagógicas inclusivas para estudantes imigrantes: Um estudo de caso na Escola Municipal de Educação Básica João Paulo I – (CAIC) - Tubarão/SCMonografia