Roecker, RejaneMattos, Patrícia Azevedo de Oliveira2020-12-232021-08-042020-12-232021-08-042020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16120O objetivo geral deste trabalho é aplicar as ferramentas do Design Thinking para um novo empreendimento – Bem Querer Pet Store, no bairro Canasvieiras (Florianópolis/SC). Teoricamente foram abordados temas como: empreendedorismo, empreendedorismo no Brasil, plano de negócios, etapas do plano de negócios e Design Thinking. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, com utilização de pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário. Foram desenvolvidos para o negócio sua missão, visão e valores. Assim sendo, o novo empreendimento tem como missão “cuidar e zelar do filho de patas, trazendo qualidade de vida para ele e segurança de uma empresa humanizada que quer bem a família”. Como visão “ser referência de empresa humanizada na região do norte da ilha da cidade de Florianópolis, crescer a demanda gradativamente em decorrência da qualidade e confiança transmitida, e dentro de 5 anos ser evidenciado como um sinônimo de Pet Store na região e mercado que atua”. Como valores definiu-se: “amor e dedicação aos pets; higiene e qualidade de serviços; atendimento especializado; ética profissional; respeito a tudo e a todos; empresa humanizada; honrar a família; excelência em produtos; competência na segurança”. Além disso, foi estabelecido o posicionamento estratégico, por meio do desenvolvimento da Matriz SWOT detalhada, foram apresentadas as oportunidades tendo como principais o crescimento da humanização dos pets incluindo-os na família e o atendimento mediano da região, já nas ameaças foi identificado um número expressivo de concorrentes na região e o aumento da exigência dos clientes, para os pontos fortes tem-se atendimento de qualidade, funcionários treinados, foco no cliente e empresa humanizada, com relação aos pontos fracos observa-se a capacidade reduzida de atendimento e alto custo dos produtos. E por fim, as ferramentas do Design Thinking propiciaram a identificação do público-alvo, utilizando as Personas que são breves descrições ou biografias de clientes fictícios, que por meio de um arquétipo é possível definir a direção para as melhores estratégias de comercialização do produto ou serviço, e o Mapa de Empatia, uma ferramenta visual que permite conhecer o cliente a fundo, por intermédio de um diagrama que estabelece perguntas e tópicos sobre diferentes áreas da vida de uma Persona, facilitando o levantamento de hipóteses acerca do público-alvo selecionado, assim como o entendimento da equipe sobre a realidade do consumidor. As ferramentas permitiram ainda a eficaz visualização do Bem Querer Pet Store como empresa, por meio do protótipo, que é qualquer materialização da solução que permita ao usuário interagir, auxilia a tangibilizar e a validar ideias e reduzir incertezas, assim, a equipe poderá melhorar ou rejeitar a solução, redirecionando a criação conforme necessário, com possibilidade de utilizar a prototipação ao longo das diversas fases do projeto.70pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEmpreendedorismo.Design Thinking.Pet Shop.Empreendedorismo: Desenvolvimento de um Pet Shop Utilizando o Design ThinkingPlano de Negócio