Cunha, LytieneCarvalho, JoséSilva, AlanAndrade, Mateus2023-06-262023-06-262023-06-21https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/33682Este estudo tem como objetivo geral observar que relações são percebidas no âmbito da indústria 4.0, quando observados os princípios e fundamentos da gestão da qualidade. Foram delimitados enquanto objetivos específicos: abordar a evolução da Indústria 4.0 (I4.0), verificar os benefícios obtidos com a certificação ISO 9001; destacar como a gestão da qualidade está inserida na indústria 4.0, em seus processos produtivos. Dentre as percepções identificadas nos processos, destaca-se a redução dos custos de produção e do desperdício. A revisão da leitura utilizada teve como metodologia a integrativa, que adotou como estratégia de busca, a verificação de artigos indexados nas bases de dados eletrônicas Scielo, Capes e Google acadêmico. Conclui-se que a filosofia de gerenciamento de qualidade da Indústria 4.0 trata-se de estar preparando as organizações para o futuro, ao equipá-las com ferramentas avançadas, conectadas e específicas que podem ajudá-las na melhoria dos processos conduzidos, imbuídos de gestão da qualidade, com mais eficiência e maior visibilidade, a fim de atingir suas metas.21 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilGestãoQualidadeIndústria 4.0gestão da qualidadegestão da qualidade na indústria 4.0Quality management in industry 4.0Artigo Científico