Queija, Camila Carneiro SilvaFonseca, Kamilly Perla2022-11-092022-11-092022https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26269O bullying é definido como uma pratica ofensiva que tem como principal finalidade promover a violência entre as pessoas. Para essa pratica ser concluída conta com a participação de no mínimo duas pessoas, o agressor e a vítima. Sendo assim, presente trabalho teve como objetivo discorrer a maneira em que essa agressão acontece no meio escolar, para que isso fosse alcançado foi feito um traço histórico sobre a partir de que momento pode se identificar o bullying e como ele foi sendo transformado ao longo do tempo. Diante da violência provocada pelo bullying, principalmente no ambiente escolar, se percebe a necessidade de uma equipe pedagógica capacitada que possa oferecer suporte psicológico às vítimas e agressores, porém é possível observar o despreparo das escolas frente ao combate nas situações de violência, isso se deve a escassez de capacitação dos professores e da equipe educacional, bem como a limitação de recursos materiais, ou humanos para elaboração de intervenções que deem suporte na erradicação do bullying. Foi necessário abordar também sobre como o bullying escolar pode deixar na vitima sequelas que se desenvolvem para doenças psicossomáticas. Tendo em vista que esta pratica é um tipo de agressão onde na maioria das vezes seu praticante é alguém no mesmo ciclo social, este artigo pretende também fazer uma análise de como o meio influencia o desenvolvimento de um ser, desta maneira foi preciso traçar alguma medidas que objetivassem diminuir essa pratica, uma maneira de exemplificar o bullying como método de intervenção preventiva é trabalhar com peças teatrais com inversão de papéis, utilizando da tentativa de um se colocar no lugar do outro abrindo espaço para ambos expressarem como se sentiram. Contudo, nota-se que boa parte dos praticantes desta atrocidade são menores de idade, e a maioria ocorre em ambiente escolar, sendo assim a legislação brasileira procura uma abordagem que condiz com a idade do infrato, ou seja, se o menor de idade for considerado culpado, sua punição será prestar serviço de caráter educativo à comunidade ou ele também pode ser internado. Em casos de flagrantes, o menor poderá ser apreendido, entretanto, ele deve ser entregue aos responsáveis mediante compromisso de apresentarem o menor para responder ao processo de julgamento. Contudo, diante de tantas informações relevantes sobre este fenômeno não podíamos deixar de relatar sobre as doenças psicossomáticas que estão associadas ao bullying como: ansiedade, depressão, fobia, síndrome do pânico, compulsão, distúrbios emocionais e descontrole na personalidade, que em casos mais graves, pode levar ao homicídio ou suicídio, e a maioria das pesquisas encontradas demostraram os impactos negativos que o bullying pode provocar tanto na vítima quanto no agressor. Sendo assim, é possível concluir que o bullying está presente no dia-a-dia escolar das crianças e adolescentes, e tal manifestação não pode ocorrer em nenhum lugar, principalmente na escola, pois este local tem grande importância na vida das crianças e adolescentes, pelo fato de que depois de sua residência, as crianças devem sentirem sua escola como sendo o seu lar, as mesmas devem sentir-se confortáveis, confiantes e protegidas.13 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilBullyingEfeitosAgressãoEfeitos do bullying escolar: a vítima e suas doenças psicossomáticasArtigo Científico