Goulart, Mariléia MendesRodrigues, Clarisse Gonçalves2020-08-052020-11-292020-08-052020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10007Este artigo discute a situação do COVID19 que levou as escolas ao fechamento físico e ao uso de tecnologias que possibilitassem manter em andamento o ano letivo de 2020. A motivação para realizar a pesquisa partiu do fato de estar trabalhando como auxiliar em uma dessas escolas da rede particular de ensino. Assim, objetivamos refletir sobre o ensino remoto nesse período de pandemia. De forma específica, relacionamos as opiniões dos estudantes, familiares e professores sobre a alternativa de uma educação com o uso das tecnologias e descrevemos o processo de estruturação do ensino remoto na legislação e na escola. O método de abordagem adotado foi o dialético. Em relação aos objetivos, caracterizamos a pesquisa como descritiva. Quanto aos procedimentos para a coleta de dados, além do estudo documental, realizamos uma pesquisa empírica (estudo de campo). De acordo com a análise dos dados, definimos a pesquisa como qualitativa. Representam a amostra da pesquisa 8 estudantes, 8 professores e 11 famílias. Os resultados apontaram para a adaptação ao momento, apesar das dificuldades, contudo anseiam pelo retorno às aulas presenciais.22 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEducaçãoPandemiaIsolamento socialEnsino fundamental: as alternativas da escola para educar em tempo de isolamento socialArtigo Científico