Silva, Jeferson BatistaPaiva, Ana Luiza CeolinSouza, Carolina Fortesde Souza, Débora Priscila DutraCarvalho, Flavia Rodrigues da Silva2021-12-212021-12-212021-12-09https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20587A gestação é um período de modificações biopsicossociais na mulher, cerca de 75% das gestantes experimentam o estresse em algum nível significativo. O estresse é caracterizado pela quebra do equilíbrio interno do indivíduo, resultando em um processo de adaptação. Este artigo propôs uma compreensão de como o acompanhamento psicológico pode colaborar com a redução do estresse em gestantes de alto-risco, sob a ótica da Terapia Cognitiva-comportamental, bem como identificar possíveis estressores e estratégias de intervenção psicoeducativas. A partir das ideias de Stekel (2011) por meio desta terapia o sujeito torna-se capaz de encarar de maneira mais funcional com esses estímulos estressores quando compreende o meio no qual está inserido. Por seu caráter educativo, a Terapia Cognitiva-Comportamental possibilita ao paciente realizar uma autoterapia. Nesta abordagem são utilizadas diversas técnicas, para auxílio na redução do estresse. Algumas delas são: Treino de Controle de Estresse (TCS), Reestruturação Cognitiva, Técnica da Respiração e Negação dos Problemas; Desta forma fica claro que as estratégias apresentadas no decorrer do trabalho são de grande importância e seu uso pode colaborar no enfrentamento dos agentes estressores desencadeados pela fragilidade emocional em que a mulher se encontra nesse momento de incerteza, minimizando significativamente os efeitos causados pelo estresse sobre seu estado físico e emocional durante a gravidez.20 fptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilAlto-risco obstétricoEstressePsicologia hospitalarTerapia Cognitiva-comportamental.O acompanhamento psicológico em gestantes de alto-risco na redução do estressePsychological support in high-risk pregnant women for stress reductionArtigo Científico