Rosa, Josélia EuzébioZanelato, Patrícia da Rosa2019-07-092020-11-292019-07-092020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10013Resumo: A temática de investigação consiste no modo de organização de ensino, sustentado nos fundamentos da Atividade Orientadora de Ensino e Teoria do Ensino Desenvolvimental. Os dados da pesquisa consistem nas manifestações dos estudantes durante a experiência de docência em Matemática realizada no Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia sobre o conceito científico de fração. A docência em Matemática foi organizada a partir de uma situação desencadeadora de aprendizagem desenvolvida com os estudantes por meio de ações de estudo, controle e avaliação apresentadas por Davýdov. As reflexões e delimitações foram sustentadas no método dialético. O episódio de análise é composto por quatro cenas. Cada cena reflete as quatro ações de estudo desenvolvidas com os estudantes. Os resultados da pesquisa indicam que é possível mudar o conteúdo e a metodologia de ensino de Matemática hegemônico no Brasil, de modo que supere o empirismo. Ao orientarmos as reflexões dos estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental de uma escola de Educação Básica da rede pública estadual localizada no município de Tubarão – SC, com base nos fundamentos da Atividade Orientadora de Ensino e da Teoria do Ensino Desenvolvimental, eles manifestaram indícios de apropriação de alguns elementos do conceito de fração em nível teórico.22 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEducação matemáticaTeoria do ensino desenvolvimentalAtividade orientadora de ensinoAtividade orientadora de ensino e teoria do ensino desenvolvimental: uma possibilidade de articulação na docência em matemáticaArtigo Científico