Bernardo, MatheusSaturnino, Eloize Batista2020-12-162021-07-302020-12-162021-07-302020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14921Neste artigo, discutimos a respeito da formação continuada de professores partindo das metodologias ativas, tendo como referencial a teoria histórico-cultural. Assim sendo, como questão norteadora da pesquisa, definimos: no âmbito da formação continuada de professores, há uma convergência entre os fundamentos das metodologias ativas e os fundamentos da teoria histórico-cultural no que se refere o processo de ensino-aprendizagem? Então, para desvelar esse questionamento, propusemo-nos a compreender se há a possibilidade de estabelecer, no âmbito da formação continuada de professores, uma relação entre as metodologias ativas e a concepção de ensino-aprendizagem à luz da teoria histórico-cultural. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Os resultados evidenciaram que, a relação entre teoria e prática deve ser o fio condutor da formação continuada de professores. Constatamos que, a partir da teoria histórico-crítica, efetivar a formação continuada de professores na perspectiva das metodologias ativas implica em limitações na condição de o professor realizar o trabalho educativo que fomente o desenvolvimento integral do aluno. Logo, há um distanciamento entre as proposições das metodologias ativas e da teoria histórico-crítica.11 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilFormação continuada de professoresMetodologias AtivasTeoria Histórico-CríticaPossibilidades das metodologias ativas para a formação continuada de professoresArtigo Científico