Gallo, Solange LedaSiebert, Silvânia2024-08-082024-08-082005-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/45504Esta análise tem o propósito de abordar a relação discursiva estabelecida entre os interlocutores a partir do evento Telecurso 2000, módulo de Língua Portuguesa para o 1º Grau, a partir da Análise do Discurso. Para tanto, observamos por meio de movimentos de aproximação e afastamento o funcionamento da Escola, da mídia (dos meios de comunicação), do Ensino a Distância e da Teleducação. A observação do funcionamento das discursividades, midiáticas e pedagógicas permitiu-nos perceber como se deu a articulação entre os diferentes acontecimentos e que originou o Telecurso 2000. A partir desses acontecimentos de mídia, enunciativo e discursivo pudemos compreender novos sentidos com a observação das memórias social e histórica. O que nos permitiu concluir que a “teleaula” produz um efeito de sentido que está para a atualidade, o que a predispõe como material didático de qualidade potencial. No entanto, para isso é necessário que não se produza, como na escola tradicional, materiais de cunho autoritário e com pouca polissemia, o que é próprio para ensinar e não para educar.117ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilAnálise do discursoTelensinoAcontecimento discursivoAcontecimento de mídiaAcontecimento enunciativoAnálise discursiva do telecurso 2000: o acontecimento discursivo do módulo de língua portuguesaDissertação