Soares, Alexandre TavaresSoares, Beatriz GuzellaDamas, Gabriel Ribeiroda Silva, Mayara PereiraMarques, Nathalia Maria Lavisio da Cruzde Oliveira, Talita Cristina Silva2022-12-182022-12-182022-12-15https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29880O presente trabalho apresenta um estudo de caso utilizando a metodologia DMAIC para serviços, em uma empresa de tecnologia, analisando a relação entre ocorrências de gargalos, quantidade de projetos ativos e a influência do engajamento dos colaboradores, com o objetivo de reduzir os atrasos nas entregas dos projetos. O cenário atual do mercado indica a necessidade da busca por melhorias e otimização de processos para diminuir os custos e aumentar os lucros. As ferramentas de qualidade estão cada vez mais presentes e eficazes para os negócios, proporcionando diversos processos de melhoria na gestão de projetos. Por meio das ferramentas da metodologia são identificadas as causas-raiz e é realizado o mapeamento das falhas para elaborar planos de ações de correção e melhoria. Foram utilizadas ferramentas como o Mapa de raciocínio, Sipoc, Fluxograma, 5 porquês, Ishikawa, Matriz Esforço x Impacto, Diagrama de dispersão, Diagrama de Pareto, entre outras, que compõem o método DMAIC. Os resultados apresentaram reduções de gastos excedentes em 95% e de prazos estendidos em 48%, tendo a meta em grande parte atingida, exceto pelo tempo de adaptação ser maior do que o esperado em alguns times.16 fptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilMelhoriasProcessosDMAICMétodoEntregasProjetosImpacto da Gestão de Serviço em uma Empresa de TecnologiaImpact of Service Management in a Technology CompanyEstudo de Caso