Kuse, Elisandra AlvesLaube, Adriane Lima de AraujoBarros, David Rafael Albertoni deHernandorena, Phamela Leiria2022-12-092022-12-092022-12-02https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27975Resumo: Introdução: O número de casos de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm aumentado nos últimos anos e apesar de todo esse avanço focado no paciente, é imprescindível promover e ampliar as fontes de pesquisa sobre a experiência da família que lidará diretamente com o paciente com TEA. Objetivo: Compreender a experiência dos cuidadores no processo de descoberta do diagnóstico e início do tratamento de crianças com TEA. Metodologia: Realizou-se uma revisão de literatura integrativa nas plataformas eletrônicas: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (Scielo), sendo selecionados dez artigos para análise e discussão. Resultado e discussão: A revisão evidenciou que quando o diagnóstico é definido, a aceitação familiar é aflitiva, ocorrendo uma sobrecarga de responsabilidade para os cuidadores, sendo fortemente estressor para a família onde a mãe é a principal pessoa a articular a rede de apoio ao filho e necessita de informações sobre o TEA. Considerações finais: Conclui-se então com essa pesquisa a necessidade de ampliar os estudos sobre o TEA em especial sobre o cuidador, com a finalidade de criar mecanismos e estratégias legais para subsidiá-lo, bem como, viabilizar e divulgar os resultados de pesquisas sobre o tema a familiares e em banco de dados a ser visitado por profissionais das diversas áreas da saúde, educação, assistência social dentre outros.15ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilTranstorno do Espectro AutistaFamíliaCuidadoresCriançaTranstorno do espectro autista em crianças: desafios e experiências vivenciadas pelos cuidadores no contexto familiarAutism spectrum disorder in children: challenges and experiences experienced by caregives in the family contextArtigo Científico