Jung, Maricelma SimianoPedroso, Janaina2020-12-142021-07-302020-12-142021-07-302020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14950O presente artigo refere-se ao uso do Ensino híbrido, metodologia ativa que relaciona as possibilidades oferecidas pelas tecnologias com as aulas em sala de aula. Alguns estudos vêm demonstrando que é possível estimular o protagonismo dos estudantes no processo de construção do seu conhecimento com o uso das metodologias ativas. Diante disso, procuramos responder nessa pesquisa, qual o papel desempenhado pela metodologia hibrida no processo de ensino, visando potencializar a autonomia e a aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental II. Na busca por respostas ao problema mencionado, este trabalho visa analisar o papel desempenhado pela metodologia híbrida nas aulas do ensino fundamental II, como uma prática educativa que favoreça a construção do conhecimento numa perspectiva metodológica que visa a participação efetiva do estudante em todo o processo. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória, com abordagem de estudo qualitativo com enfoque bibliográfico. Os dados foram coletados em artigos científicos publicados entre 2019 a 2020. Os resultados da pesquisa confirmaram que a metodologia híbrida contribuiu para o desenvolvimento de estudantes mais comprometidos e autônomos. Potencializou a aprendizagem dos envolvidos, pois proporcionou diferentes espaços de aprendizagem, e aumentou a interação entre os alunos, durante a realização das atividades. Diante disso, apresentamos uma sugestão de um plano de ação baseado na metodologia rotação por estação com o tema vacinação, para uma turma do 7°do ensino fundamental II.35 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEnsino híbridoAutonomia do EstudanteEnsino fundamental IIMetodologia híbrida: uma perspectiva de potencializar a autonomia e a aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental II na área de ciências da natureza.Artigo Científico