Barcellos, Ana PaulaMendonça Filho, Eduardo2021-08-202021-08-202021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17343Ante a crise instalada pandemia da COVID-19, a inovação tornou-se elemento essencial para que as empresas superem os desafios e se mantenham competitivas no novo cenário. Diante desse contexto, em que as organizações buscam adotar estratégias de inovação e de empreendedorismo para sobreviver em tempos desta pandemia, o objetivo deste artigo é, além de analisar o cenário atual dos estudos publicados em relação a esta temática, também analisar por meio de um estudo de caso o comportamento intraempreendedor de uma cooperativa de crédito localizada na região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina, durante a pandemia da COVID-19. Para atingir esses objetivos, a metodologia adotada está fundamentada na abordagem de pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica, contemplando o levantamento e análise dos trabalhos recentes sobre o tema para fundamentar esta pesquisa. Já para a abordagem quantitativa, que é apresentada por meio da amostragem por acessibilidade, houve a construção de um questionário para o estudo de caso, através da análise descritiva. Os resultados do estudo de caso mostram que, durante o começo da pandemia, a prioridade para os gestores foi manter a qualidade do atendimento ao associado, frente as mudanças e a velocidade de circulação das informações. Os resultados ainda apontam a dificuldade no acompanhamento dos decretos estabelecidos, o que está intrínseco à velocidade de circulação das informações. Questões como o impacto da transformação digital no modelo de negócios das agências por parte dos gestores e colaboradores também foram apontados.35ptAtribuição-CompartilhaIgual 3.0 BrasilInovaçãoEmpreendedorismoIntraempreendedorismoCOVID-19Intraempreendedorismo e inovação em tempos de pandemia: um estudo de caso em uma cooperativa de créditoEstudo de Caso