Dallaqua, MarinaFerreira, EvelynRamassotti, JúliaSouza, Larissa2022-12-162022-12-162022-11-16https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29508As estratégias de aprendizagem são utilizadas por estudantes com a função de armazenar e recuperar a informação aprendida de modo que consigam melhorar seus métodos de estudo, sua autoavaliação e, consequentemente, seu desempenho escolar. O presente trabalho teve como objetivo entender quais as estratégias de aprendizagem mais utilizadas e como elas podem contribuir com o aprendizado dos alunos do ensino médio. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura a fim de reunir estudos que contemplem a temática estratégias de aprendizagem. Os estudos foram selecionados por meio de buscas nas bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC), Biblioteca Virtual em Saúde e Periódicos CAPES. O levantamento ocorreu entre os meses de abril e outubro, com pesquisas de 2012 a 2022; com isso, levantou-se 5 artigos que passaram pelos critérios de inclusão e exclusão. Foi observado que utilizar diferentes estratégias de aprendizagem, sejam elas cognitivas ou metacognitivas, têm demonstrado eficácia para os estudantes do Ensino Médio.27ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilestratégias de aprendizagemensino médioaprendizagemO uso de estratégias de aprendizagem no ensino médio: uma revisão integrativaArtigo Científico